Cópia de IMG-20210920-WA0041 2.png

 Por

 REGINA MARIA CATELLANI

 

•PESQUISADORA DE MODA

•ARTISTA VISUAL

•EMPRESÁRIA - ESCOLA RECRIARTE

•ESCRITORA - ILUSTRADORA

"MODA ILUSTRADA DE A a Z"

Primeiro dicionário de moda do Brasil

 

SP                 @reginamariacatellani

MODA 

QUE VENHA A PRIMAVERA 2022

 

Em tempos de aquecimento global e mudanças climáticas, a moda, a quase vinte anos, principalmente em países mais quentes como o nosso Brasil,apresenta coleções híbridas; com peças que podem compor looks para variadas temperaturas e situações e que foram lançadas desde 1998 na São Paulo Fashion Week no eixo Rio São Paulo.

Na cidade cosmopolita, as atividades são muitas em um só dia. Para combinar peças práticas,  que ofereçam um belo look, nas atividades do dia a dia, sem precisar voltar para casa, o truque é usar e abusar das sobreposições e peças “coringa”, combinando para cada atividade, em composição criativa e pessoal, de acordo com seu tipo físico e estilo.

Preferencialmente pela manhã, a atividade em escritório ou cowork, em reuniões de trabalho, exige um traje com peças comportadas e confortáveis como terninho e camisa, em modelagem e combinação de cores da estação, sem abrir mão da elegância, com um toque de graça com discretas bijuterias e echarpes leves, que são algumas das peças chave para mudar o visual.

No início da tarde, quando normalmente a temperatura se torna mais alta, em atividades mais informais como passeio, compras no shopping ou ao cabeleireiro, a camisa com mangas dobradas assim como o colarinho, junto à calça confortável mas com bom corte, pode modificar e dar graça ao look como a echarpe dobrada em triângulo e amarrada na cintura.

Para academia e o banho refrescante, a bolsa esportiva deve estar a postos.

Para o happy hour e alguma atividade à noite, pode ter à mão uma peça que mudará todo o seu visual, como por exemplo, uma t-shirt em tecido mais nobre, leve, brilhante e macio, com um toque mais festivo como lavor em lantejoulas. Se o tom das demais peças for neutro, ou escuro e liso, optar pela peça em cores vibrantes, como pede a moda atual, que é uma forma de destacar o look, se não, melhor ir de “ton-sur-ton” para não errar.

A cartela de cores além dos tradicionais tons neutros (a volta do marrom, e os eternos bege, branco, preto e marinho) mantêm a opção por cores vibrantes e luminosas em variação de verdes, laranja, cobalto, pink. amarelo limão e roxo usadas na estação anterior.

Comprimentos de saias: continuam variando mas prepondera o comprimento midi. As calças aparecem desde  croped  e justa até o amplo pallazzo pijama com bocas largas e de preferência com cintura alta.

 O inverno e a primavera em nosso País, são mesclados com dias maios frios e dias mais quentes, predominando a meia estação.   

O estilo que prima pela elegância: Além dos terninhos, vestidos em silhueta reta como chemisiers em seda ou georgette, podendo aumentar em amplitude na saia, marcando levemente a cintura, em tecidos leves, soltos e flúidos.

Esportivas: as cores continuam vibrantes, as calças cargo (com grandes bolsos pendentes e lapelas, com pouca amplitude em azul cobalto luminoso pode ser usadas com camisa branca esporte.

Urbanas: A calça de couro macio em cores vibrantes como verde flash fazem conjunto com colant da mesma cor, a regra dos conjuntos do verão, continuam valendo!

Na festa das cores, aparecem por exemplo: calça amarelo ouro com blusa de malha com gola roule roxa junto a blazer longo e amplo em cor manteiga. Looks urbanos aparecem em calças que variam de comprimento e largura desde as pantalonas longas em sarja cor de tijolo, com malha na cor fuccia, até a calça reta cropped com camisa.

Mini-saia e short em crepe georgette pesado e estampado, podem compor com blusas box transpassada e mangas ¾.

A Sexy vai de decote ousado nas costas, cut-out ou janela geométrica, deixando entrever parte do corpo, vestidos colantes em tecidos brilhantes e escorregadios.

A mulher clássica usa comportadas saia midi ou calça reta com blazer em tons terrosos ou ousando combinar com cores mais vibrantes.

A tendência natural e artesanal aparece na combinação de vestidos soltos, em tons pastéis que lembram a natureza, junto a mini casaco em crochê com manga cheia, junto a bolsas ousadas em palha artesanal.

 As românticas em longos e amplos vestidos primaveris, também usam blusas de malha ou viscose com babadinhos na pala e nos ombros, cor rose, contrastando com pantalona roxo batata.

E nos poucos dias mais frios a toada é a mesma mas em tons mais neutros e escuros, casacos boule stuffers (estofados) usado sob malha macia com gola roule junto a saias ou calças.

Masculino: Muito sóbrio em dias frios, em tons neutros e terrosos, calças justa, suéter cropped artesanal em pontos largos, casacos stuffer, sobreposições de moletom de capuz com paletó. Na primavera o foco é para tons claros como o manteiga, com cardigans e camisetas do mesmo tom, junto a calça skinny (rente ao corpo).

Como sempre, a moda é uma festa de cores e formas! Aguardemos para 2023 muitas plumas e brilho!

Um Abraço,

Regina M. Catellani

58a9337a-7c07-410e-a1a7-f90052bec7f5.jpg
35790b7e-df03-4912-a5a2-edcf40355a7b.jpg
ca00baf2-6bd1-4e71-9ea3-623fc7dd4d47.jpg

.

V Será que a roupa pode ser usada como "terapia do prazer"?

V Regina traz o primeiro dicionário ilustrado da moda, que se encontra em todas as grandes livrarias do Brasil, com mais de 3000 desenhos criados por ela

61PAUR+ZBQS.jpg

.

QUE VENHA O VERÃO 2022

V Moda Esportiva

 

V Moda Natural

 

V Moda Tradicional

 

.

V REGINA MARIA CATELLANI é sócia fundadora de uma das primeiras escolas de artes da cidade de São Paulo

A Elegância como Estilo

V Moda Romântica

 

V Moda Sexy

 

V Moda Urbano

 

.

REGINA desenhando, ilustrando lindamente...