NUTRIÇÃO

V  Vício em açúcar

cafe-expresso-bolo.jpg

O doce nos traz uma sensação de prazer, bem estar e energia, o que provoca uma dependência impulsionada pelo próprio organismo, quando isso perde o controle temos uma compulsão alimentar.

O consumo de açúcar estimula a liberação de endorfina e outras substâncias neurotransmissoras no cérebro que causam a sensação de prazer. Como alternativa rápida de se sentir relaxado nosso cérebro fica pedindo por doce, sabe aquela vontade que vem do nada????

 

cupcake-chocolate.jpg

O problema maior da necessidade de consumo de doce é que ele se torna um ciclo vicioso. A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas e controla a quantidade de açúcar no sangue. Quanto maior o consumo de açúcar maior a produção de insulina pelo organismo, mas o pico de insulina provoca um efeito rebote e o corpo pede mais açúcar, para gerar mais uma vez a sensação de bem estar.

O excesso de ingestão de açúcar traz diversos problemas no organismo, desde a cavidade oral podendo causar cáries e gengivite, até problemas metabólicos como diabetes e obesidade.

 

detalhe-mulher-consulta-dentista.jpg

Tratamento

Ao retirar o açúcar da nossa dieta sentimos os efeitos da abstinência, apresentando dor de cabeça, irritabilidade, perda da concentração.

Ao perceber e entender o processo da compulsão e os gatilhos que nos levam a querer consumir doces sem parar, devemos procurar ajuda profissional com nutricionistas, psicólogos para tratar essa compulsão encontrando artifícios que nos livrem dos efeitos nocivos e nos ajudem a prevenir doenças futuras.

Com o paciente consciente sobre sua condição e de que há um exagero no consumo de doces, o trabalho é direcionado para a reeducação alimentar. Em alguns casos a compulsão é tão grande que pode ser comparada ao vício por drogas ilícitas, minimizar o estresse diário e retirar o indivíduo do ambiente que o remete ao vício as vezes se faz necessário.

A pratica de atividade física e atividades que exijam atenção do indivíduo fazem toda diferença no processo de desintoxicação e também no controle da compulsão.

 

 

images.jpeg

Dica da nutri

O ato de comer um doce não precisa ser classificado como proibido ou maléfico, se deliciar com o que tem vontade é prazeroso, basta ter equilíbrio diariamente e saber que uma alimentação variada em cores e sabores, texturas e nuances nos permite comer um docinho sem causar males a longo prazo. Tome água, faça uma alimentação rica em fibras, vitaminas e minerais para fortalecer seu organismo e ter saciedade, assim quando consumir um docinho não terá espaço pra compulsão.

Beijos da nutri...

                                                                               @nutripaulahanazono